Vinte
e quatro anos atrás quando Luis Felipe de Souza Sisson, na época com pouco mais
de 20 anos, fundou a Igui pensava obviamente em crescer com a empresa. Mas
jamais imaginava -- e ele mesmo confessa – a Igui, que no idioma Tupi-Guarani
significa água, seria hoje a maior fabricante do mundo de piscinas em poliester
reforçado com fibra de vidro (PRFV), com 40 fábricas e mais 800 franquias
presentes em 52 países nos cinco continentes do planeta.
Ao
receber o prêmio de “As Melhores Franquias do Brasil”, em 2009 e 2010,
organizado pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, da Editora
Globo, e em 2016, como vencedora da melhor categoria de franchising pela ABF
(Associação Brasileira de Franchising), Felipe Sisson, declarou que a “grande
chave” para o sucesso chama-se gente. “Investimos nas pessoas porque sem elas
não existiria a Igui e sem a Igui não existiria as piscinas”.
A
empresa foi fundada em 1995, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre
(RS). Cinco anos depois chegava em Cedral, na região de São José do Rio Preto.
O empresário Antonio Pinhatari, o popular Toninho, que durante quase 10 anos tocou
a empresa Água Azul, que era sinônimo de piscina na região, se associou ao
empresário Felipe Sisson. “Antes a gente comprava piscina lá no Rio Grande do
Sul para vender aqui na nossa região e devido a distância resolvemos montar em
Cedral a primeira fábrica de piscinas fora do polo gaúcho”, lembra Toninho.
Os
negócios foram se expandindo. Novos sócios e parceiros se juntaram à Igui. Além
de piscinas o grupo passou a produzir equipamentos para filtragem, acessórios
para área de lazer e produtos químicos para manutenção da água da piscina. Só
em Cedral hoje são três fábricas distintas e também fica o escritório central
de todas as unidades. E acaba se ser inaugurada a Universidade Igui, disponível
por meio da plataforma de Educação à Distância (EAD) e apta para formar cerca
de 5 mil pessoas por ano.
Em
2005 a Igui iniciou sua expansão para a América Latina, abrindo sua primeira
loja e fábrica em Alvear, na Argentina. Em pouco tempo o investimento bem-sucedido
na Argentina, tornou a empresa líder no mercado de piscinas daquele país. Hoje
são mais de 5.000 pessoas ao redor do mundo, em mais de 50 países, dando o
melhor de si para produzir e viabilizar sonhos.
Universidade
Igui
A
Universidade Igui, inaugurada no último dia 16, beneficiará todo o público da
franqueadora, formada atualmente por 5 mil pessoas, entre franqueados e suas
equipes, colaboradores da franqueadora, distribuídos em mais de 800 unidades no
Brasil e exterior. Todos terão acesso gratuito a todo conhecimento relacionado
não só ao universo Igui como também da Tratabem – franquia especializada no
tratamento, assistência técnica, manutenção e venda de produtos e acessórios
para todos os tipos e modelos de piscinas --, como também a temas diversos e importantes
para aperfeiçoamento pessoal e profissional, como gestão de pessoas, mercado
financeiro, comportamento, entre outros.
Em
formato de videoaulas, todos os cursos da Universidade Igui são livres e seguem
as diretrizes da EAD. A plataforma pode ser acessada onde e quando o usuário
quiser, seja pelo computador, tablet ou pelo celular, nos sistemas Android e
IOS.
Inicialmente
serão oferecidos 20 cursos, cada um com cinco módulos por disciplina, tais
como: Química, Elétrica, Hidráulica, Redes Sociais, Financeiro e Gestão de
Pessoas. Haverá conteúdos que envolvem tudo relacionado a excelência no
atendimento, como trabalhar com as mídias sociais, como controlar as finanças, produtividade,
como fazer um plano de negócio, entre outros. A plataforma, ainda em fase de
testes, terá também pequenos vídeos com dicas práticas e esclarecendo dúvidas
do dia a dia das operações de franquia.
A
Universidade Igui ampliará a abrangência dos treinamentos presenciais oferecido
pela franqueadora – que continuam sendo obrigatórios para franqueado que
ingressa na rede – beneficiando todos os colaboradores. Todos que concluírem os
cursos receberão certificados.
Top
of Mind
Com
mais de 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai,
México, Portugal e Estados Unidos, a Igui disputa os maiores e mais
desenvolvidos mercados mundiais como os da Europa e da América do Norte.
A
rede é Top Of Mind do seguimento segundo o Data Folha, com mais de 1 milhão de
acessos na internet e detém 89% das buscas de piscinas, segundo o Google
Brasil. Top Of Mind é um termo em inglês utilizado na área de marketing
empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na
mente das pessoas.
Em
muitas regiões, a Igui é a única marca de piscinas conhecida. Tudo isso provado
pela simples pergunta: “Qual marca de piscina você conhece?”.
Simplicidade
Mesmo
obtendo sucesso e riqueza, os donos e principais líderes da Igui não mudam a
personalidade, que continua simples. Estão sempre acessíveis, não se fazem de
rogados. São fortes, mas não arrogantes. Sinceros, mas não ofensivos.
Corajosos, mas não inconsequentes. Cativam a todos de forma simples e pura: com
o sorriso de alma e coração.
E
inúmeros funcionários e colaboradores do grupo atestam isso. “Quem conheceu,
por exemplo, o Toninho Pinhatari (hoje diretor comercial do grupo) uns 20 anos
atrás vendendo piscina lá no final da avenida Bady Bassitt em Rio Preto constata
que ele continua com a mesma simpatia e simplicidade de sempre”, afirma Hedio
Wilson da Silva, supervisor comercial das indústrias paulistas da Igui. “”Não
mudam a personalidade, que continua simples. Não têm frescuras. São simpáticos
com todos, sem distinção de classe social”.
Felipe
Sisson afirma que se sente feliz por gerar empregos para mais de 5.000 pessoas.
E compara o crescimento da empresa a uma nascente de água que brota da terra em
pequenos veios e sulcos e se avoluma, formando rios que correm para o mar. “Assim
como a água, a Igui surgiu e cresceu”.
![]() |
Unidade de produção de produtos para tratamento de piscinas em Cedral |
![]() |
Fachada do escritório central da Igui, em Cedral |
![]() |
Fábrica da Igui em Navarro, na Argentina |
![]() |
Fábrica da Igui, em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso |
![]() |
Unidade fabril da Igui no México |
![]() |
Unidade em Parati, no Estado do Rio de Janeiro |
![]() |
Sisson coloca adesivo com o nome da Uniigui na porta de entrada da Universidade |
![]() |
Sisson logo após afixar adesivo com a marca Igui na porta da nova universidade |
![]() |
Unidade de produção de piscinas em Cedral |
![]() |
Felipe Sisson, fundador e presidente do grupo Igui, presente hoje em 52 países |
![]() |
Presidente da Igui fez questão de que todos brindassem juntos o nascimento da nova universidade |
![]() |
Fábrica em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), onde tudo começou |
Tags
Cedral